Marchesin, Glaucia Ester Pereira.

Caminhos para inclusão escolar de alunos surdos / [texto] Marchesin, Glaucia Ester Pereira.- - 1. ed. - Curitiba Appris 2018. - 93 p. 21 cm. - (Psicopedagogia) .

A Educação de Surdos, especialmente no contexto das escolas regulares, configura-se como um grande desafio e requer transformações dos espaços educacionais, tradicionalmente ouvintistas, em espaços bilíngues, por meio da coexistência da Libras e da Língua Portuguesa. Pensar essa transformação implica desdobramentos teóricos e práticos que considerem as especificidades do sujeito surdo, sua cultura e identidade. Nessa linha, esta obra traz, inicialmente, aspectos conceituais e históricos da Educação Especial nos cenários mundial e nacional. As perspectivas apontadas vislumbram a construção de uma educação igualitária e inclusiva, além de conduzir o leitor à análise da atual configuração nacional no que se refere às educacionais de inclusão. Ainda é possível inteirar-se sobre algumas discussões nessa área, levando em consideração experiência profissional adquirida em função de um caso específico, o qual impulsionou o desejo pela valorização da cultura e identidade surda. -

9788547322359


EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SURDO - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO BILÍNGÜE
JOGOS (EDUCAÇÃO)

371.912 / M316