TY - BOOK AU - Marchesin,Glaucia Ester Pereira TI - Caminhos para inclusão escolar de alunos surdos / T2 - (Psicopedagogia) SN - 9788547322359 U1 - 371.912 22 PY - 2018/// CY - Curitiba PB - Appris KW - EDUCAÇÃO INCLUSIVA KW - EDUCAÇÃO ESPECIAL KW - SURDO - EDUCAÇÃO KW - EDUCAÇÃO INFANTIL KW - EDUCAÇÃO BILÍNGÜE KW - JOGOS (EDUCAÇÃO) N2 - A Educação de Surdos, especialmente no contexto das escolas regulares, configura-se como um grande desafio e requer transformações dos espaços educacionais, tradicionalmente ouvintistas, em espaços bilíngues, por meio da coexistência da Libras e da Língua Portuguesa. Pensar essa transformação implica desdobramentos teóricos e práticos que considerem as especificidades do sujeito surdo, sua cultura e identidade. Nessa linha, esta obra traz, inicialmente, aspectos conceituais e históricos da Educação Especial nos cenários mundial e nacional. As perspectivas apontadas vislumbram a construção de uma educação igualitária e inclusiva, além de conduzir o leitor à análise da atual configuração nacional no que se refere às educacionais de inclusão. Ainda é possível inteirar-se sobre algumas discussões nessa área, levando em consideração experiência profissional adquirida em função de um caso específico, o qual impulsionou o desejo pela valorização da cultura e identidade surda. - ER -